1. Atividade para apresentação do tema
Objetivos:
- Apresentar o tema para a turma e iniciar os debates sobre a cultura paralímpica e a inclusão das pessoas com deficiência nas escolas.
- Desenvolver a noção de capacitismo com os educandos e a capacidade de valorização da eficiência de cada um, a partir de suas limitações próprias;
- Refletir sobre a participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos e realizar uma breve exposição sobre as modalidades paralímpicas oficiais, debatendo sobre a Bocha Paralímpica e sobre a organização básica deste esporte, como a classificação funcional da modalidade.
Recursos materiais:
- Bolas de meia e retalhos de tecidos que podem ou não serem produzidas pelos estudantes na aula;
- Dois bonecos João Teimoso ou outro tipo de alvo selecionado pelo professor
Descrição das atividades:
Introduzir o assunto sobre a modalidade conhecida como bocha paralímpica, falando sobre a categoria dos esportes de precisão. Acreditamos que perguntas abrem a possibilidade para novas descobertas, comecemos realizando questões para os estudantes sobre esta modalidade, como por exemplo:
- Vocês já ouviram falar nas Paralimpíadas?
- Saberiam citar algum esporte paralímpico?
- Vocês sabem o que é deficiência?
- Conhecem algum colega com deficiência aqui na escola?
- Vocês sabem o que é a bocha paralímpica? Gostariam de aprender?
A partir das respostas dos educandos, iniciar um grande debate com base nas questões elencadas acima. Em seguida, dispomos a turma em uma roda e apresentamos o kit oficial de Bocha Paralímpica, se não houver um kit disponível na escola, o professor pode utilizar bolas de meia nas cores vermelha e azul, falando sobre a possibilidade de adaptação dos materiais para as práticas com o conteúdo Bocha que iremos dar início. É importante refletir sobre estes materiais, fazendo comparações com outras atividades de precisão e mira, como a bolinha de gude, lançamento de dardos, entre outras.
Entregar uma bocha para cada estudante e iniciar movimentos de lançamentos ou arremessos de precisão, como jogar a bocha para o alto e recebê-la com as duas mãos, passar a bocha para a mão esquerda ou para a direita ao sinal do professor, tentar equilibrar a bocha na cabeça parado ou em movimento. Realizar jogadas com 3 bochas simultâneas entre os estudantes dispostos na roda. Ao final desta atividade, colocar duas cadeiras atrás de uma linha e convidar os estudantes para realizar arremessos livres, da maneira como quiserem, sentados na cadeira, buscando acertar dois bonecos João Teimoso, sendo que estes farão arremessos sentados buscando experimentar a sensação de ter que realizar um arremesso enquanto estão sentados na cadeira, no intuito de se colocar no lugar das pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de roda e arremessam a bocha sentadas em suas cadeiras. Realize variações na mira dos arremessos, por exemplo, desafiar as crianças a acertarem a cabeça, os braços, ou mesmo os pés do boneco. Se houverem crianças com comprometimento nos membros superiores, que as impeçam de realizar arremessos, pode ser utilizado uma rampa ou mesmo um cano de pvc para auxiliar no lançamento das bochas, conforme podemos observar nas imagens abaixo.
Avaliação da aprendizagem:
Ao final da brincadeira, realizar um diálogo acerca das compreensões sobre o debate coletivo e das dúvidas ou dificuldades enfrentadas pelos estudantes na realização das atividades propostas.
Fonte: Arquivo pessoal (2024)
Fonte: Arquivo pessoal (2024)
2. Fundamentos da Bocha na mesa de Cornhole
Objetivos:
- Conhecer as bochas oficiais utilizadas neste esporte e executar com elas o principal objetivo da modalidade, o arremesso com o objetivo de acertar o alvo.
Recursos Materiais:
- Mesa de Cornhole adaptada com Madeirit e kits de bocha
Descrição da atividade:
Os dois principais fundamentos da Bocha são: controle de direção e controle de força. Nessa atividade, faremos arremessos com as Bochas na mesa de Cornhole1. Os arremessos serão orientados pelo professor, serão arremessos rasteiros com a bocha na palma da mão voltada para frente e os dedos voltados para o chão, chamados de arremesso de concha. Uma variação pode ser o arremesso com a palma da mão voltada para trás, chamado de concha invertida.
As crianças serão dispostas em filas, respeitando a linha limite para executar o arremesso, da mesma forma como no jogo de Bocha.
- Os professores darão o comando para o arremesso de cada aluno mostrando raquetes de sinalização da bocha, utilizadas no jogo oficial;
- O objetivo do arremesso é acertar o buraco na mesa de Cornhole;
- Variar os tipos de arremessos a cada rodada da atividade;
Avaliação da aprendizagem:
Conversar com os estudantes sobre as variações dos arremessos e quais as dificuldades encontradas na sua realização
Debater sobre as dificuldades experimentadas pelos estudantes no controle da força e da direção dos arremessos e refletir sobre as dificuldades experimentadas pelas pessoas com paralisia cerebral e comprometimento nos braços e pernas.
Fonte: Arquivo pessoal (2024)
Fonte: Arquivo pessoal (2024)
3. Boliche com garrafas pet
Objetivo:
- Arremessar as bochas para derrubar as garrafas de boliche adaptadas.
Recursos Materiais:
- Kits de Bocha e pinos de boliche adaptados com garrafas pet
Descrição da atividade:
Separar a turma em duas equipes, uma azul e outra vermelha.
As crianças serão dispostas atrás de uma linha e ao sinal dos professores, farão arremessos com a bocha para derrubar as garrafas do boliche. Esta atividade poderá ser realizada em p, e caso haja algum aluno usuário de cadeira de rodas, a rampa de lançamento poderá ser utilizada. Não havendo uma rampa de lançamento na escola, pode ser utilizado um cano de pvc ou outras adaptações necessárias para a inclusão de todos os alunos na atividade. Cada criança realiza um arremesso, até que todos os integrantes da equipe tenham jogado. Os pontos serão cumulativos e os pinos só serão levantados depois que toda a equipe arremessar. Ao final dos lançamentos de toda a equipe, o professor fará a soma dos pinos derrubados, e então, passará a vez para a outra equipe.
Avaliação da aprendizagem:
Realizar comparações com a turma entre os diferentes estilos de lançamentos e as dificuldades encontradas em cada um deles;
Debater sobre as vantagens e as dificuldades para jogar em equipe.
Fonte: Arquivo pessoal (2024)
Fonte: Arquivo pessoal (2024)
4. Bola ao alvo
Objetivos:
- Controlar a força e a direção dos arremessos e acertar o alvo, para ajudar a equipe a conquistar pontos. A soma dos pontos de cada aluno será o placar final da equipe azul ou da equipe vermelha.
Recursos Materiais:
- Bolas de meia vermelhas e azuis e Giz para demarcação
Descrição da atividade:
Atrás da linha de demarcação, as crianças deverão lançar as bochas para tentar acertar o alvo. Esta atividade pode ser realizada individualmente ou em equipes, onde o principal objetivo é acertar o maior número possível de bochas dentro de um círculo desenhado pelo professor. Podem ser usados diferentes tipos de bolas, desde que sejam pequenas, semelhantes às bochas.
Avaliação da aprendizagem:
Refletir sobre o controle da direção e da força no chão liso e sem inclinação.
Dialogar sobre o papel de cada integrante da equipe em um jogo coletivo.
Fonte: Arquivo pessoal (2024)
5. Arremessos no trio de bochas
Objetivos:
- Desenvolver os principais fundamentos da bocha: controle de direção e controle de força no arremesso
- Entender o conceito de abertura de jogo na Bocha, buscando desenvolver a habilidade de controlar o local onde o arremesso será iniciado
Recursos Materiais:
- Kits de bocha e bolas de meia nas cores azul e vermelha
Descrição:
Dispor vários alvos construídos com 3 bochas cada um, em formato de triângulo, para que os alunos arremessem visando derrubar cada obstáculo apresentado pelos professores. Os obstáculos podem ser colocados no local onde o professor achar interessante que os alunos façam a abertura do jogo.
Avaliação da aprendizagem:
- Dialogar com os alunos sobre abertura de jogo na Bocha, que é a forma de iniciar uma parcial do jogo, ou seja, o local onde cada jogador irá optar por jogar sua bola alvo (bola branca).
- Conversar sobre as estratégias que podem ser adotadas individualmente ou em equipe para defender a bola alvo dos ataques da outra equipe.
Fonte: Arquivo pessoal (2024)
6. Jogo de bocha propriamente dito
Objetivos:
Desenvolver os principais fundamentos da bocha: controle de direção e controle de força nos arremessos, no intuito de aproximar e colar as bolas coloridas na bola alvo.
Recursos Materiais:
kits de bocha
Descrição:
Dispor os estudantes em equipes, sentados lado a lado dos seus pares, lançar a bola alvo e dinamizar os arremessos para que todos busquem acertar suas bolinhas coloridas na bola branca. O professor pode viabilizar a produção de uma quadra retangular de bocha utilizando fita crepe larga.
Avaliação da aprendizagem:
- Dialogar com os estudantes sobre as dificuldades encontradas pelos atletas no desenvolvimento deste esporte
- Refletir sobre as possibilidades de jogar individualmente ou em grupos
Fonte: Inteligência Artificial (2024)
7. Desenhar e colorir a quadra de Bocha
Objetivos:
Conhecer uma quadra oficial de Bocha Paralímpica e saber o nome e a função de todas as suas partes, como os 6 boxes, a linha em formato de letra V, a marca de penalidades.
Recursos Materiais:
- Quadro negro e Giz
- Papel
- Lápis comuns e coloridos
- Régua
Descrição:
Esta atividade pode ser realizada na sala de aula. Disponibilizar uma imagem grande de uma quadra oficial de Bocha Paralímpica, dialogar com os estudantes sobre as partes da quadra e a função de cada parte. Pedir para que os estudantes desenhem sua própria quadra em uma folha e pintem da maneira que quiserem.
Avaliação da aprendizagem:
- Dialogar com osestudantes sobre a quadra de jogo e as regras que orientam os atletas durante sua passagem pela quadra
- Avaliar as dificuldades dos estudantes e o produto do seu trabalho no desenho da quadra
8. Corredor de cones ou corredor de bochas
Objetivos:
- Vivenciar arremessos rasteiros no intuito de acertar o alvo, podendo ser posicionado no centro ou nas laterais da quadra.
Recursos materiais:
- Cones, kits de bocha ou bolas de meia
Descrição:
Criar pequenos corredores em diversos espaços da quadra com cones ou mesmo com as bochas conforme figura abaixo. Dispor os estudantes atrás de uma linha e orientar para que eles acertem os alvos. Todos os lançamentos podem ser adaptados caso haja alguma criança com restrições de movimento nos membros superiores. A atividade pode ser realizada individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores.
Avaliação da aprendizagem:
- Refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na realização da atividade
- Debater sobre outras formas de realizar os corredores, conforme figura abaixo
Fonte: Arquivo pessoal (2024)
9. Bocha no bambolê
Objetivos:
- Vivenciar arremessos altos ou suspensos no intuito de acertar o alvo, podendo este ser posicionado no centro ou nas laterais da quadra.
Recursos materiais:
- Bambolês
- Kits de Bocha ou bolas de meia
Descrição:
Espalhar bambolês pela quadra. Dispor os estudantes sentados atrás de uma linha e orientar para que eles acertem os alvos. Todas os lançamentos podem ser adaptados, caso haja alguma criança com restrições de movimento nos membros superiores e inferiores. A atividade pode ser realizada individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Podem ser feitas inúmeras variações nessa atividade
Avaliação da aprendizagem:
- Refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na realização da atividade
- Debater sobre as variações da brincadeira que os alunos mais gostaram
Fonte: Inteligência Artificial (2024)
Fonte: Inteligência Artificial (2024)
10. Festival de Bocha Paralímpica
Objetivos: Organizar um pequeno festival de Bocha na escola, onde as aprendizagens sobre o tema serão praticadas.
Recursos Materiais:
- kits de bocha
- Fita crepe larga
- kit de arbitragem: raquetes de sinalização e trena de medição
Descrição:
O professor pode organizar uma pequena competição de bocha contemplando todos os estudantes. As atividades serão realizadas na quadra de bocha e as competições mistas podem ocorrer nas modalidades individual ou por equipes. Envolver os estudantes na criação das equipes, estimular a criação de nomes originais para as equipes. Explorar as diversas possibilidades e incentivar
Avaliação da aprendizagem:
- Promover um grande debate sobre a Bocha na escola, ouvindo dos estudantes sobre aquilo que eles mais gostaram, suas dificuldades e relembrar os principais conhecimentos construídos com essa sequência de atividades sobre a bocha.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DANTAS, Matheus Jancy Bezerra et al (Orgs.). BOCHA PARALÍMPICA: história, iniciação e avaliação. Curitiba, PR: CRV, 2019.
CIESIELSKI JUNIOR, Darlan França. Exercícios de Bocha para iniciação de treinamento. E-book. São Paulo, 2022.
DALLA DÉA, Vanessa; DALLA DÉA, Vicente P. B.; LIMA, Marlini Dorneles; MARTINEZ, Jéssica Félix Nicácio; RIOS, Gleyson Batista. Esporte Educacional [Recurso digital – HTML5]/Ministério da Cidadania; Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. – Goiânia: Cegraf UFG, 2021.
DALLA DÉA, Vanessa; et al. Visibilidade do esporte e atleta paralímpico. Goiânia: Gráfica UFG, (Coleção Inclusão) 2019.
MONTEIRO, M. N.; CIESIELSKI JUNIOR, D. F. A Utilização de Atividades Lúdicas na Iniciação de Bocha Paralímpica. (Apresentação de Trabalho/Seminário). São Paulo, 2018.
SOARES, Carmen Lúcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; VARJAL, Elizabeth; FILHO, Lino Castellani; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. Coleção Magistério 2° grau – série formação do professor.
VIANA, Walas Carvalho; TALHATELI, Fernanda Bravo. Manual iniciação ao Esporte Paralímpico [livro eletrônico]: Bocha. São Paulo, SP: Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, 2021.